IECC-PMA » Investigadores » Cristina Pimentel
Cristina Pimentel
![]() | Instituição: Centro de Estudos Clássicos - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
- Percurso Académico
Percurso Académico
Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Departamento de Estudos Clássicos). Fez Mestrado em Literatura Latina clássica, com dissertação sobre a tragédia de Séneca (1995) e Doutoramento com tese sobre a adulatio no poeta Marcial (2003).É Coordenadora das áreas científicas de Literatura Latina e de Didáctica das Línguas Clássicas, bem como das disciplinas de Iniciação ao Latim da FLUL. É membro do Centro de Estudos Clássicos, onde coordena uma linha de acção cujo projecto principal é a elaboração de um Dicionário temático de Literatura Latina.
Traduziu o Livro II das Elegias de Propércio (2000). Coordenou a tradução dos Epigramas de Marcial, tendo-se encarregado das introduções e notas dos 4 volumes em que foram publicados (2002-2004). Participou na equipa que traduziu as Confissões de Santo Agostinho, trabalho que mereceu o Prémio de Tradução do Pen Club e da Associação Portuguesa de Tradutores (2000). Participou na equipa que traduziu o De Trinitate de Santo Agostinho (2007). Entre as monografias e artigos que publicou, contam-se estudos sobre autores como Terêncio, Publílio Siro, Vergílio, Séneca, Marcial, Tácito, Sidónio Apolinar, bem como sobre temas da literatura, cultura e civilização latinas. Publicou também as biografias de Catão Censor e de Séneca, bem como livros-método para o ensino do Latim.
Pertence à Comissão Redactorial das revistas Euphrosyne e Classica. É membro do Conselho Científico Permanente da revista Cadmo. Revista de História Antiga da Universidade de Lisboa. É membro da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC) e da Sociedade Portuguesa de Plutarco (por inerência, também da International Plutarch Society). É membro da Comissão Científica do CLI (Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Pertence à Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino e do Congresso, realizado em Novembro de 2008, subordinado ao tema Ver, Ouvir Falar: O Grande Teatro do Mundo. Pertence à Comissão Científica do Congresso da APEC, realizado em Abril de 2008, na Universidade de Évora, subordinado ao tema ‘Espaços e Paisagens da Antiguidade Clássica e da História Contemporânea.
Integra a equipa que prepara a edição crítica, em 15 volumes, dos Sermões do Padre António Vieira.