IECC-PMA » Eventos » IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CULTURAS IBÉRICAS E ESLAVAS EM INTERCÂMBIO E COMPARAÇÃO: Res Publica(s)
IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CULTURAS IBÉRICAS E ESLAVAS EM INTERCÂMBIO E COMPARAÇÃO: Res Publica(s)
Universidade de Lisboa
13-15.mai.2010
www.iberian-slavonic.org/conferences.htm
PROGRAMA JÁ DISPONÍVEL AQUI.
A IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CULTURAS IBÉRICAS E ESLAVAS EM INTERCÂMBIO E COMPARAÇÃO, este ano subordinada ao tema “Res Publica(s)”, realizar-se-á entre os dias 13 e 15 de Maio de 2010, na Universidade de Lisboa. Será um evento de configuração verdadeiramente internacional, e ao mesmo tempo assente na relevante experiência republicana de Portugal. Pretende promover o debate Ibero-Eslavo sobre os diferentes conceitos republicanos e tradições, bem como sobre as correspondentes marcas culturais.
A problemática em questão inspira-se no 100.º aniversário da Implantação da Primeira República em Portugal (5 de Outubro de 1910). Res Publica, o termo latino referido como subtítulo da Conferência, pretende servir como ponto de partida para novas ideias a serem discutidas durante estes três dias. O termo é intencionalmente usado com o plural das línguas inglesa e portuguesa, i.e., as línguas oficiais da Conferência, com a intenção de enfatizar os seus três sentidos que se entrecruzam: “relações públicas”, “comunidade” e “estudo político”. O uso deste termo é motivado por uma vontade de renovar o discurso contemporâneo sobre as expressões culturais das ideias republicanas, enquadrando-as na perspectiva Ibero-Eslava.
Com a sua atenção centrada no panorama literário, histórico, filosófico e linguístico Eslavo e Ibérico, a Conferência proporcionará uma oportunidade de reflexão sobre “Res Publica(s)” imaginárias e históricas de diversos tempos e espaços. O seu principal objectivo centrar-se-á na dinamização de um fórum de discussão das várias contribuições provenientes de diversas áreas e domínios. Além disso, a Conferência procurará contribuir para a reflexão contemporânea europeia em torno das ideias republicanas e para a sua prática nas perspectivas social e individual.
Ainda que sejam valorizadas contribuições que explorem perspectivas comparatistas, outras propostas também serão tidas em conta. As comunicações apresentadas poderão abordar as seguintes perspectivas disciplinares (mas não exclusivamente): como Antropologia, Estudos de Comunicação, Estudos Culturais, Estudos de Género, História, Estudos Interculturais, Linguística, Teoria Literária, Estudos de Comunicação Social, Pedagogia, Ciência Política, Estudos Pós-Coloniais, Pragmática, Estudos de Recepção, Sociologia, Estudos de Tradução. Tanto a apresentação de teorias recentes, como perspectivas renovadas de teorias mais antigas serão oportunas.
A Conferência será o evento central da 4.ª Semana Ibero-Eslava de Intercâmbio Cultural, organizada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (10-17 de Maio de 2010).
Sem se restringirem exclusivamente a estas, as áreas temáticas são as seguintes:
I. “Res Publica(s)” como experiência colectiva nas culturas e nos países Ibéricos e Eslavos
1. Ideias republicanas na criação da Identidade colectiva e na Memória - As relações entre ideias republicanas e interpretações de mitos nacionais e culturais, missões e conceitos teleológicos - O papel das tradições republicanas na construção da memória colectiva e da História (leituras republicanas do “Eu” e do “Outro”) - Problemática da (não) existência de tradições Ibéricas e Eslavas específicas do pensamento e vivência republicanos 2. Pensamento e vivência republicanos na demarcação de relações institucionais - Fusões e difusões de instituições republicanas em diferentes regimes políticos (monarquias, ditaduras, etc.) - Procedimentos republicanos com igrejas e outras instituições religiosas (Igreja Católica, Protestante, Islâmica, etc.) - Perspectivas europeias:
- Intercâmbios históricos nas culturas Ibéricas e Eslavas e o seu impacto nas ideias republicanas europeias - A União Europeia e o pensamento e expressão republicanos
II. “Res Publica(s)” e experiência individual - Republicanismo em perspectiva existencial (ilusões e desilusões, mais-valias e logros, sucessos e infortúnios, etc.) - Pensamento republicano versus experiência religiosa individual - Republicanismo como experiência artística e expressão (vivência do artista e re-vivência das “Res Publica(s)” reais e imaginárias, o fenómeno das “Repúblicas Literárias”, etc.)
III. Interpretação das “Res Publica(s)” nas culturas contemporâneas Ibérica e Eslava - Significados em mutação do pensamento republicano, suas dimensões intelectuais e culturais, inspirações, ideais, etc. - Cultura, Literatura e Arte, amplamente definidos, e o seu interesse (ou a sua falta) em práticas e conceitos republicanos
IV. “Res Publica(s)” Ibéricas e Eslavas e Estudos de Tradução - Traduzir as “Res Publica(s)” para culturas, tempos e espaços diversos - As funções divergentes da tradução na criação e difusão de tópicos, ideias e motivos - Expressão republicana transmitida pela tradução da teoria e da prática - Traduzir as culturas Ibero-Eslavas durante os regimes republicanos
V. Perspectivas linguísticas baseadas na expressão republicana - Tradição linguística rica/pobre em ideias republicanas e entidades (e.g. a Rzeczpospolita polaca, a Soberania Popular portuguesa, etc.) - Armadilhas linguísticas e soluções na designação/vivência/condenação das ideias e pensamento republicanos - Relações e comparações entre as linguagens Ibero-Eslavas veiculadas na expressão das ideias republicanas.
Instituições Organizadoras
CompaRes – Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos
CLEPUL – Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa
Commission for Iberian-Slavonic Comparative Research at the International Committee of Slavists
Instituições Promotoras
Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Centro de Línguas e Culturas Eslavas (FLUL)
CRCEES - Centre for Russian and East European Studies of the University of Glasgow
Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (FLUL-ESAD)
ISZiP - Institute of Western and Southern Slavic Studies (University of Warsaw)
Spanish Association for Iberian-Slavonic Studies
Spanish Association of Slavists
Instituições Associadas
Embaixadas Eslavas em Lisboa
Embaixada Espanhola em Lisboa
Instituto Camões
Instituto Cervantes